Novo Desenvolvimento

Pensar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil

Sobre

Novo Desenvolvimento é um esforço de resistência à tentativa de exclusão do debate sobre o desenvolvimento do Brasil.

O colonialismo mental predominante no país tenta desqualificar o tema do Desenvolvimento, apresentando-o como um conjunto de ideias ultrapassadas e sem validade.

Esta campanha mentirosa precisa ser combatida, pois mais do que nunca o Brasil está caminhando passivamente para um subdesenvolvimento crônico em que ilhas de progresso serão mantidas para atender interesses setoriais (notadamente internacionais), enquanto as maiorias são crescentemente excluídas.

Os efeitos nefastos desta colonização mental e material do Brasil se fazem sentir sobre cidadãos de quase todas as classes, mas também sobre as empresas nacionais produtivas. No campo e na cidade, sobre homens e mulheres.

Se esse ideário colonial se espalhou e domou as consciências em base a uma ideia de “Novo” (neoliberalismo), então ousamos propor um marco para o debate do desenvolvimento que seja igualmente “novo”.

Novo Desenvolvimento quer disputar a opinião pública e provar que a ideia de desenvolvimento continua atual, válida, praticável e muito necessária. Indispensável.

Aqui são publicados tanto textos do criador do blog, jornalista Fausto Oliveira, como de convidados. Também são reproduzidos os podcasts Repensar o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: